sexta-feira, 19 de novembro de 2010

“Editorial”

Uma paixão antiga. Costumo brincar dizendo que o cordão umbilical era um fio de joystick. Quando tinha cerca de cinco anos ganhei o primeiro dos muitos consoles que passariam pelas minhas mãos: claro, um Atari. Horas e horas de Enduro, Pac Man, Pitfall, River Raid, dentre tantos e tantos títulos em cartuchos múltiplos, o que me rendeu o gosto por escrever. Sério! O meu passatempo tão amado foi o precursor da minha verve pela escrita. Muito simples: todo jogo precisava de um roteiro para se chegar ao fim, chamados no mundo gamer de “detonados”. Assim, meus escritos se resumiam a descrever os caminhos, bem como os atalhos, para se chegar ao fim dos jogos, sobrevivendo às intempéries lúdicas. 
Esse espaço é dedicado ao mundo dos games, e aqui podemos incluir o mundo da nossa vida. Afinal, viver implica regras; viver pressupõe objetivos e metas a serem cumpridos; viver sugere (e muito mais nos dias hodiernos) a busca pelo prazer, pela diversão, pelo efêmero; viver se traduz em tensão... Ficamos entendidos de que a vida é transmutada frequentemente em jogo. Portanto, se vez ou outra discutirmos questões não necessariamente relativas ao mundo dos games, a proposta ainda estará válida, visto que a vida é regida por uma correlação de forças, por disputas, por desafios que a transformam num jogo dotado de regras em constante diálogo. Ludosofar é entender que as coisas precisam ser discutidas de forma prazerosa, na qual participar é mais importante do que ostentar o título de vencedor. 
Bons jogos a todos!


2 comentários:

  1. Tá ficando maneiro o negócio por aqui, rapaz. Gostei. Que bom que resolveu fazer um blog, cara. Quem sabe, daqui a uns anos, você evolui mais e cria um msn. Vou ficar de olho nas ideias que você expor por aqui e quando subir a serra, linkar no meu blog. Abração e parabéns pelo blog! Falow!

    ResponderExcluir
  2. huhauhauah. A evolução em criar um msn foi boa.
    Valeu, moço. Divulgue à vontade (se bem que ainda estou em fase de experimentação) e pode linkar no "semântica", coisa que também vou fazer. Um abraço e mais uma vez parabéns pelo resultado excelente no doutorado. Valeu!

    ResponderExcluir